Vantagens do curso de Gestão de Recursos Humanos

20/03/2018

 

"Você pode ser um grande executivo ou o maior especialista em sua área, mas se não souber lidar com pessoas, não terá sucesso. Isso é uma exigência para o crescimento profissional, de carreira. Administrar pessoas parece complicado, mas com o curso de Recursos Humanos você desenvolverá as competências necessárias para ser um bom gestor em qualquer empresa", destaca o professor Almir Rodrigues, coordenador acadêmico do curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Europeia.

As áreas de atuação do gestor em RH são as mais variadas possíveis. Podem trabalhar em grandes, micro e pequenas empresas, na indústria, no setor de serviços, no terceiro setor, prestar consultoria, ensinar e ministrar palestras. O curso forma profissionais capazes de executar as diversas rotinas do departamento de pessoal e realizar ações que apoiam a gestão de pessoas.

A área de Recursos Humanos é responsável por cuidar do que as empresas têm de mais valioso: seus funcionários. Não é à toa que esses profissionais têm recebido cada vez mais atenção em todo tipo de organização. Um departamento de RH bem estruturado se reflete em desempenho positivo da empresa.

É um curso de nível médio em que o aluno tem contato com conhecimentos teóricos e práticos da área de Recursos Humanos, como por exemplo:
* Processo de recrutamento, seleção e contratação de funcionários
* Direitos trabalhistas
* Folha de pagamento, tributos e benefícios
* Desligamento por demissão ou aposentadoria
* Treinamentos e ações de motivação
* Segurança e saúde no trabalho

 

 

Como funciona:
O curso técnico em Gestão de Recursos Humanos é oferecido por escolas particulares e públicas em todo o Brasil. Para se candidatar a uma vaga é preciso ter o ensino fundamental completo. Os cursos técnicos enfocam a preparação de profissionais para o mercado de trabalho. Por isso, eles também são procurados por pessoas que já concluíram o ensino médio e querem se requalificar para uma nova área.

O curso técnico em Gestão de Recursos Humanos tem carga horária mínima de 800 horas/aula. Em algumas escolas, isso equivale a três semestres. Outras ampliam esta carga horária e distribuem as atividades em cinco semestres, nos quais um é dedicado ao estágio e ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para obter o diploma de técnico, o estudante deve concluir o ensino médio.

Uma da áreas que mais empregam são as empresas de colocação e recolocação profissional. Os motivos são rotatividade dos trabalhadores, a sazonalidade do mercado e a concorrência entre empresas.

Outro campo de oportunidades é o de gestão de pessoal, pois cada vez mais as empresas se esforçam em manter seus funcionários. Para isso oferecem benefícios e promovem ações voltadas para o bem-estar.

Algumas atribuições do gestor de RH são:
* Definir as estratégias e os planos para recrutar, selecionar, avaliar e treinar recursos humanos
* Desenvolver e gerenciar planos de carreira
* Definir perfis profissionais para as diferentes áreas da empresa
* Avaliar a necessidade de novos colaboradores


Veja também

Vídeo do Dia do Administrador. Confira!

Vídeo do Dia do Administrador. Confira!

18/09/2018 - O professor Dênio Paixão foi o convidado da Faculdade Europeia para o Dia do Administrador. Na palestra Planejamento Estrat&eac...

Formatura Europeia nesta quinta (27)

Formatura Europeia nesta quinta (27)

25/09/2018 - Mais uma turma de Administração da Faculdade Europeia chega à conclusão do curso. Os formandos 2018.1 vão...

Reforma da Previdência Social em discussão na Europeia

Reforma da Previdência Social em discussão na Europeia

28/08/2019 - Dúvidas sobre a Reforma da Previdência Social, que ainda tramita no Congresso Nacional, não faltam entre os brasileiros....

Pós-graduação em Educação Especial - Inclusiva e Libras

Pós-graduação em Educação Especial - Inclusiva e Libras

20/11/2018 - A educação especial, em particular a Língua Brasileira de Sinais (Libras), reconhecida como língua das comunidad...