Vantagens do PIX para Pequenas e Médias Empresas (PMEs)

01/12/2020

O primeiro passo é fazer o cadastro das chaves PIX da empresa por meio da instituição bancária na qual se tem conta. Uma vez cadastradas as chaves PIX, a partir desta data, a empresa terá como oferecer ao seu consumidor, principalmente pelo celular, mas também em seu site, três formas de pagamento: criando um Código QR (que pode ser estático ou dinâmico), enviando um link de pagamento para o consumidor finalizar a transação ou emitindo uma chave de endereçamento.

Código QR:
A grande diferença entre os códigos QR dinâmico e estático está no número de transações que podem ser realizadas. O estático pode ser usado para diversos pagamentos de um mesmo valor, enquanto o dinâmico vale para apenas uma única transação, já que permite apresentar informações diferentes para cada transação.

Link de pagamento:
Já bastante utilizado pelas fintechs, a experiência é parecida com a do Código QR, no entanto, em vez de criar um código, o recebedor fornece ao pagador um link que, quando acessado, processa imediatamente o pagamento.

Chave de endereçamento:
Neste formato, a maior parte do processo é realizada pelo pagador, que utilizará os dados do seu cadastro no PIX (como telefone, CPF/CNPJ ou e-mail) para autenticar os pagamentos.

Saques no comércio:
A partir do segundo trimestre de 2021, o PIX trará outra disponibilidade para estabelecimentos comerciais: eles poderão dispor do serviço de saque de dinheiro para os clientes. Os critérios ainda serão estabelecidos em normativo do BC. O procedimento será realizado pelo Código QR – o consumidor apontará a câmera do celular para o código dinâmico emitido pelo recebedor e, então, transferirá imediatamente o valor para a conta do estabelecimento com a tarifa a ser cobrada pelo procedimento, que, por sua vez, devolverá o montante em dinheiro vivo.


Veja também

Conheça o Curso de Bacharelado em Administração da Europeia

Conheça o Curso de Bacharelado em Administração da Europeia

06/11/2017 - O Bacharelado em Administração é o curso âncora da Europeia e em 2018 estará passando por um processo de m...

Participe do Vestibular 2018.2 da Europeia

Participe do Vestibular 2018.2 da Europeia

13/08/2018 - Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2018.2 da Faculdade Europeia. São três opções de cur...

Fies abre prazo para complementar informações

Fies abre prazo para complementar informações

26/02/2019 - Os estudantes pré-selecionados na modalidade juro zero do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) juro zero devem complementar suas ...