As soluções de tecnologia tendem a crescer ainda mais como principais canais de compras, comunicação e trabalho nos próximos meses. As medidas de distanciamento social adotadas por empresas, com o crescimento da preferência pelo home office, e a transformação dos consumidores, cada vez mais adaptados ao comércio online, são o grande motivador. E, para atender a toda essa demanda, será necessário mais mão de obra especializada. De acordo com números levantados pelo site Infojobs para a BBC News Brasil, em abril de 2020, dentre as oportunidades oferecidas pela plataforma, a área com maior volume de cargos era justamente informática/TI, com 6.577 postos.
A demanda por profissionais do setor demonstra a importância que o segmento ganhou como estratégia para adaptação ao novo formato de consumo e padrões sanitários. E como é importante manter um núcleo de TI em qualquer empresa. A pandemia exigiu mudanças e evoluções imediatas para que algumas empresas pudessem seguir trabalhando, seja para viabilizar as vendas online ou mesmo criar um sistema estável para o home office.
Gerd Altmann por Pixabay
A principal preocupação das empresas agora deve ser com o ajuste de fluxo e capacidade das plataformas digitais. “Com o isolamento social, o acesso remoto a sites, aplicativos, ferramentas online tende somente a aumentar, além de ganhar novos adeptos, por isso, as instituições devem, além de implantar esses sistemas, garantir sua manutenção e funcionamento”, ensina Fernando Matesco, diretor técnico do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), organização que faz pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública.
Outro ponto importante é a atenção com a cibersegurança. “Com o aumento de usuários online, a proteção de dados de uma empresa e seu cuidado na manutenção e expansão da rede deve ser redobrado, já que o fluxo elevado pode ter uma interferência direta no funcionamento do sistema e possível vazamento de informações”, orienta.