A contratação de jovens aprendizes, considerada a melhor porta de entrada do mercado de trabalho para pessoas com até 24 anos, é uma oportunidade pouco explorada pelas empresas brasileiras.
Embora o Brasil conte com um bem formatado programa de aprendizagem profissional, o regime ainda é subutilizado, na medida em que, no ano de 2019, apenas cerca de 450 mil pessoas se encontram desempenhando atividades em regime de contrato de aprendizagem – número 55% menor do que o devido segundo o contingente mínimo fixado em lei. Caso explorado em toda a sua potencialidade, o regime de aprendizagem poderia alcançar 3 milhões de contratos no Brasil.
Inscreva-se já!
Dentre as razões para o baixo número de contratações está a insegurança de empresários e administradores decorrente do desconhecimento das regras inerentes ao regime, que conduz a uma grande perda de oportunidade de investimento nessa que é uma das iniciativas de gestão com retorno mais garantido nas economias de mercado bem sucedidas, na medida em que envolve a qualificação da mão de obra já inserida no processo produtivo das empresas.
Objetivando disseminar o conhecimento e a cultura da aprendizagem profissional metódica na gestão empresarial, a Faculdade Europeia sediará evento no qual o tema será discutido e comentado à luz da legislação vigente, tendo em vista o objetivo maior da perspectiva de estratégica de negócios.
Cláudio Ricardo Lima - Professor Europeia