Os cinco principais desafios da gestão de Recursos Humanos

09/05/2019

Um dos cursos oferecido na graduação da Faculdade Europeia é o de Recursos Humanos. Por isso, selecionamos alguns dos desafios que qualquer estudante terá pela frente. Afinal, se antigamente a área de recursos humanos em uma empresa era responsável por pagamento de salários, férias, demissões e outras funções burocráticas, atualmente tudo mudou.

O setor vive um novo tempo. O profissional de RH precisa encontrar boas práticas para manter a equipe sempre motivada, atraindo e retendo bons profissionais, trabalhar o bom relacionamento entre as pessoas para, consequentemente, aumentar a produtividade, além de mais resultados e valorizar a imagem da empresa. Em outras palavras, o gestor precisa tornar o trabalho agradável para os profissionais se comprometerem ainda mais.

Confira:

1- Reconhecimento e incentivo
Reconhecer e incentivar os colaboradores é muito importante para engajar a equipe. Elogiar um trabalho bem feito dá aos profissionais uma motivação a mais para realizar suas tarefas. Proporcionar ainda mais conhecimento aos colaboradores também é primordial para reter talentos e o profissional de RH pode fazer isso através de capacitações e até mesmo dentro da própria empresa, possibilitando aos colaboradores vivenciarem práticas de outros setores e adquirirem novas experiências.

Lembre-se: colaboradores satisfeitos com o trabalho fazem além de suas obrigações e se preocupam com o andamento da empresa.

2- Benefícios para reter talentos
Não poupe esforços na hora de investir nos seus colaboradores, pois os custos de rotatividade pesam muito mais no bolso do que criar benefícios atraentes. Um bom plano de saúde, vale refeição ou vale alimentação já não impressionam mais os profissionais.

Busque por benefícios diferenciados! Ofereça cursos de idiomas ministrados dentro da própria empresa e contrate um bom plano de previdência. Assim, além de contribuir com a educação financeira dos colaboradores, projeta uma aposentadoria complementar a cada um deles. Essas vantagens proporcionam para a empresa um diferencial no momento da contratação e possibilitam ao colaborador que ele equilibre sua vida e valorize ainda mais a empresa em que trabalha. Uma empresa que oferece benefícios atrativos consegue diminuir a rotatividade e atrai ainda mais talentos.


3- Comunicação e transparência
Desenvolver uma excelente comunicação com a equipe é também um grande desafio da gestão de RH. Ouvir sempre o que colaborador tem a dizer é muito importante dentro de uma empresa, pois bons comunicadores criam equipes confiantes e engajadas. Estabelecer e informar com facilidade e transparência as políticas de recursos humanos é essencial para criar e manter uma equipe forte e alinhada com os objetivos da empresa.

4- Amenizar conflitos internos
O maior desafio do profissional de recursos humanos é tornar o ambiente de trabalho harmonioso. Lidar com pessoas requer administrar conflitos. O gestor precisa desenvolver estratégias que amenizem essas tensões sem causar aborrecimentos. É importante ressaltar que os conflitos nem sempre são visíveis e podem ser encontrados em situações como desintegração da equipe, difícil convivência e divergência de opiniões entre os colaboradores. Neste caso, é preciso muita cautela para identificar e solucionar esses problemas.

5- Ser participativo
O grande diferencial do profissional de RH é participar e compartilhar o dia a dia dos colaboradores. É necessário estar perto das pessoas para melhor avaliar suas habilidades, dificuldades e diferenciais. Ser parte da equipe é motivar o time a alcançar ainda mais resultados.


Veja também

Neurociência a favor do Profissional dos Novos Tempos

Neurociência a favor do Profissional dos Novos Tempos

23/04/2018 - Lígia Pacheco, mestre em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Neuroci&ec...

Tudo sobre o Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis

Tudo sobre o Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis

31/10/2017 - O curso de Bacharelado em Ciências Contábeis terá cem vagas e turmas pela manhã e à noite. A duraç&...

Semana Nacional do MEI terá palestras e oficinas

Semana Nacional do MEI terá palestras e oficinas

27/04/2018 - Quem pensa em virar um Microempreendedor Individual (MEI) ou busca mais conhecimento sobre as regras que cercam essa modalidade de empreende...