Formação jurídica tem destaque no curso de Administração

23/01/2019

A formação jurídica das empresas é um dos pilares do curso de Administração da Faculdade Europeia. Ela tem foco no humanismo e nas boas práticas gerenciais, transcendendo os aspectos meramente técnicos da formação jurídica. Quem explica esse diferencial é o professor Cláudio Ricardo Silva Lima Júnior, responsável pela disciplina Direito do Trabalho.

­- Além dos aspectos eminentemente técnico-jurídicos, o curso de administração da Europeia aborda temas como normas de proteção aos direitos humanos, legislação de combate ao racismo, leis de proteção às pessoas com deficiência, legislação de proteção aos idosos e direitos da criança e adolescente. São temas abordados em sala de aula sempre com foco nos aspectos mais relevantes para a prática gerencial", explica o professor.
A disciplina, entretanto, não deixa de tratar dos temas técnicos-jurídicos, como os conceitos de empregado e empregador, responsabilidade do grupo econômico, sucessão, terceirização e subempreitada, associação e sindicato, normas relativas ao contrato de trabalho, estabilidade provisória, término do contrato de trabalho, aviso prévio, 13º salário, férias, jornada de trabalho, segurança do trabalhador e verbas rescisórias.

- Ao longo da disciplina demonstramos aos alunos a importância do conhecimento, pelos administradores de empresas, das normas nacionais e internacionais de proteção aos direitos humanos, tendo em vista a responsabilidade que a violação impõe sobre a empresa e o gestor, incluindo condutas com repercussão criminal", diz Cláudio Ricardo Silva Lima Júnior.





Práticas consideradas por lei como discriminatórias por motivo de raça, etnia, religião, procedência nacional, idade ou condição da pessoa com deficiência merecem atenção especial dos adiminstradores de empresas nos tempos atuais. São estudadas normas relativas ao dever de acessibilidade nos estabelecimentos empresariais e regras relativas ao trabalho de crianças e adolescentes, valendo-se de exemplos da realidade local.

"O objetivo da Europeia é formar administradores capazes de compreender o fenômeno jurídico do ponto de vista teórico e prático, com o conhecimento da legislação vigente relativa aos temas mais recorrentes na prática gerencial e aptidão para atualizar-se em matéria de legislação aplicada à administração de empresas", finaliza o professor.

CONHEÇA OS CURSOS DA EUROPEIA

Curso De Bacharelado em Administração
http://www.faculdadeeuropeia.com.br/graduacao/curso-de-bacharelado-em-administracao

Curso De Bacharelado em Ciências Contábeis
http://www.faculdadeeuropeia.com.br/graduacao/curso-de-bacharelado-em-ciencias-contabeis

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de RH
http://www.faculdadeeuropeia.com.br/graduacao/curso-superior-de-tecnologia-em-gestao-de-rh


Veja também

Jovens veem futuro melhor apesar da crise

Jovens veem futuro melhor apesar da crise

26/07/2017 - Mesmo em um cenário de crise econômica severa que já dura cerca de três anos, jovens moradores de periferias no No...

As vantagens de um intercâmbio profissionalizante

As vantagens de um intercâmbio profissionalizante

21/12/2018 - Buscar novos caminhos para continuar se capacitando dentro do mercado de trabalho é algo que todo profissional deve fazer, seja para ...

Os cinco principais desafios da gestão de Recursos Humanos

Os cinco principais desafios da gestão de Recursos Humanos

09/05/2019 - Um dos cursos oferecido na graduação da Faculdade Europeia é o de Recursos Humanos. Por isso, selecionamos alguns dos d...

Conheça a Faculdade Europeia

Conheça a Faculdade Europeia

04/09/2017 - Cada vez mais o sucesso profissional depende de uma adequada preparação educacional e de modelos de gestão capazes de e...