Carreira freelance vira objetivo

22/10/2018
É cada vez maior o número de profissionais que buscam ingressar na carreira freelance. Pesquisa sobre Trabalho Independente e Empreendimento, desenvolvida pela Workana, plataforma de trabalho freelance com atuação em toda a América Latina, revela que 31% dos entrevistados, empregados ou desempregados, querem ingressar na carreira freelance nos próximos anos.
 
O dado comprova uma mudança no mercado de trabalho, influenciada pela maior valorização da qualidade de vida. São prioridades agora questões como flexibilidade de horários e possibilidade de trabalhar em casa, principais características da modalidade freelance. Essa valorização, assim como o surgimento de plataformas online que facilitam o contato entre contratantes e contratados, impulsionaram o crescimento da categoria, que registrou aumento de 181% em 2016.
 
O movimento também está mudando a forma como as empresas enxergam essa prática. Aproximadamente 50% das empresas entrevistadas já oferecem benefícios como home office e flexibilidade de horário para seus funcionários. Além disso, 36% dos empreendedores já contratam freelancers em seus negócios. Além de promover redução de custos fixos às empresas, o investimento em profissionais da modalidade permite que haja contratação por demanda e de acordo com projetos específicos, oferecendo, também, o benefício de contratar o profissional ideal para cada atividade.

Nas conclusões, a pesquisa aponta que as empresas já compreenderam que precisam se adaptar a esse novo perfil de profissional e, também, ao novo modelo de oferta de trabalho, que é o freelancing. E que, nos próximos anos o que se verá é um crescimento ainda maior da modalidade e uma mudança na forma como as empresas, principalmente as pequenas, se relacionarão com seus empregados.
 
Fundada em 2012, a Workana é um marketplace que conecta freelancers a empresas e possui atuação em toda a América Latina. A plataforma oferece flexibilidade e agilidade na contratação de profissionais para os projetos cadastrados. Com quatro anos de atuação, a empresa já atingiu a marca de 250 mil projetos postados na plataforma e possui, atualmente, mais de 500 mil freelancers cadastrados.

Veja também

Faculdade Europeia no Outubro Rosa

Faculdade Europeia no Outubro Rosa

11/10/2018 - Chegou outubro e, com ele, desde 1990, acontece o Outubro Rosa, movimento criado para alertar e estimular a população a fazer ...

Aulas recomeçam nesta segunda-feira  (19/2)

Aulas recomeçam nesta segunda-feira (19/2)

16/02/2018 - As aulas do ano letivo 2018 da Faculdade Europeia serão retomadas nesta segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018. Tanto para os novos a...

Europeia oferece nova pós-graduação. Confira!

Europeia oferece nova pós-graduação. Confira!

25/06/2018 - Já conhece a nossa nova pós-graduação da Faculdade Europeia? A instituição criou o curso de Gest&a...

Conheça o Curso de Bacharelado em Administração da Europeia

Conheça o Curso de Bacharelado em Administração da Europeia

06/11/2017 - O Bacharelado em Administração é o curso âncora da Europeia e em 2018 estará passando por um processo de m...